Grupo Terapêutico em Focalização

Podemos dizer que a Focalização nasce a partir de uma pergunta, que Eugene Gendlin juntamente com Carl Rogers se fazem, “o que faz com que uma pessoa se desenvolva mais rapidamente, mais eficientemente em psicoterapia do que outras, mesmo em contextos muito parecidos com os mesmos psicoterapeutas”.

Essa pergunta rendeu uma pesquisa e teve uma resposta que surpreendeu Gendlin, a conclusão foi que as pessoas que eram capazes de entrar em contato consigo, com as suas sensações corporais, ouvir a corporeidade eram mais propicias a vivenciar mudanças e transformar suas vidas.

A partir deste ponto Gendlin mudou o rumo de suas praticas e passou a se dedicar a um modelo que pudesse ajudar as pessoas a desenvolver essa capacidade de ouvir seu corpo, de se orientar por aquilo que sentem, o resultado deste empenho foi a abordagem da focalização.

Neste trabalho, que pode ser feito em grupo, vamos fechar os olhos e dedicar um tempo de atenção a nossa interioridade, o faremos repetidamente durante muitas sessões, até que essa qualidade de se ouvir possa se desenvolver e ir se tornando uma parte mais presente em nós.

As nossas vivencias, lembranças e experiencias sempre tocam o nosso corpo e é possível entrar em contato com esta linguagem corporal que Gendlin nomeou como Felt-sense, palavra difícil de traduzir, mas que aponta para uma sabedoria implícita, uma sabedoria que podemos aprender a considerar gerando inúmeros benefícios para nossa vida.

No grupo terapêutico em Focalização vamos trabalhar para desenvolver esta qualidade em nós mesmos. E veja bem, não é um grupo de terapia, pois não é preciso que cada um fale de seu processo, apenas que cada um ali experimente as vivencias de interiorização, e apenas aqueles que se sentirem chamados, que sentirem confortáveis, poderão dividir com o grupo suas experiencias.

Assim formamos um espaço seguro para que as pessoas possam ter um espaço pessoal de auto-cuidado, um espaço muito sofisticado, onde cada vai sendo orientado e vai ao mesmo tempo orientando-se, em uma profunda experiencia de contato consigo. Entrando em contato com a sabedoria do corpo e levando esta riqueza para sua vida.

Renato Chaves Pirfo <BR>CRP 04/49150

Renato Chaves Pirfo
CRP 04/49150

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail